Está na moda capilar a tal da diluição de shampoo (ou no bom português, xampu). Mas o que é isso? Qual o real benefício dessa técnica? É errado não diluir o shampoo antes de usar?
Passo a passo:
- coloque um tanto bom de shampoo no potinho (a quantidade que você utiliza normalmente)
- coloque aproximadamente uns dois dedos de água no potinho durante o banho (na verdade, a quantidade exata de água não importa)
- misture com a mão mesmo
- vai jogando a mistura aos poucos no cabelo, massageando e depois enxágue.
Mas será que essa técnica cumpre o que promete no ponto de vista científico? Procurei em várias fontes científicas algo que comprove a eficácia dessa técnica. Mas nada encontrado.
Se temos um shampoo qualquer cheio de compostos químicos (é só olhar no rótulo de qualquer shampoo e terá a lista de todos os ingredientes) e se acrescentarmos água, essa “química” toda vai desaparecer? Vai diluir em algo neutro? Vai sumir qualquer coisa que possa causar danos ao cabelo e ficar só as coisas boas? Como se a água fosse uma poção mágica do shampoo para os cabelos? Até que me provem cientificamente o contrário, a minha resposta é não!
Se você usar a mesma quantidade de shampoo na hora de lavar os cabelos, diluído ou não diluído, a quantidade de substâncias químicas será a mesma, não importa se estiver concentrado ou diluído. E a sua “agressão” ao cabelo e ao couro cabeludo também. Entretanto, esta técnica pode ser boa para quem coloca muito shampoo no cabelo e, assim, passa a usar menos produto (economiza no shampoo e ganha benefícios ao cabelo).
Mas se todos os shampoos fossem concentrados e devessem ser diluídos, por que isso não vem descrito no rótulo? Ou melhor, por que os fabricantes já não fazem o shampoo diluído? Renderia mais, certo?
Algumas curiosidades sobre a formulação de um shampoo:
- na própria formulação do shampoo já contém bastante água;
- a cremosidade dele não está ligada à pouca água na formulação e sim a adição de agentes espessantes;
- a espuma não tem nada a ver com o poder limpante do shampoo, ou seja, fazer bastante espuma não significa maior limpeza dos fios, o contrário é válido também.
EXTRA
Bom, caso você não tenha se convencido e mesmo assim queria praticar essa técnica do mundo capilar, lembre-se de diluir apenas na hora de fazer o uso do produto. Nunca, em hipótese alguma, queira bancar a espertinha e diluir logo o vidro todo de shampoo para não ficar com preguiça de ter que fazer toda a vez o mesmo ritual. Diluindo todo o conteúdo do produto, você estará possibilitando que o mesmo vire um criadouro de micro-organismos. Sim, bactérias e fungos! Isto acontece porque a quantidade de conservante colocada na fórmula de um shampoo é devidamente calculada de acordo com a quantidade de água que o produto final possui. Se você desregula isso, o seu produtinho vira um lar perfeito para micro-organismos, rico em água e substâncias adoráveis. Mas tudo isso sobre conservantes ficará para um próximo post.E ai, gostaram do post sobre diluição de shampoos? O que vocês acham? Diluir ou usar normalmente o shampoo? Deixem suas opiniões nos comentários.
Beijos,
Camila
7 comentários
Write comentáriosNunca ouvi falar disso...
ReplyMas diluir dá trabalho.
"Taca logo o treco concentrado no cabelo e pronto!" hahuahauahua
O segredo, como você disse, é o xampu certo!
=D
mas o que eu faço então? meu cabelo resseca muito! e pra variar eu tenho caspa.
ReplyAí é que você não deve diluir seu shampoo mesmo. Essa técnica é boa pra quem tem cabelo oleoso, mas cabelo ressecado fica ainda pior se diluir o shampoo. Quando eu lavei meu cabelo com a técnica do potinho, ele ficou uma palha!
ReplyOii, meu Shampoo é orgânico herbia Lippia Alba. Devo diluir na água tbm? Ou por ser natural não precisa diluir?
ReplyOii, meu Shampoo é orgânico herbia Lippia Alba. Devo diluir na água tbm? Ou por ser natural não precisa diluir?
ReplyO shampoo ser orgânico, não quer dizer que é natural.
ReplyDe acordo com os ingredientes da formulação, dá para ver que ele possui muitos extrados (que devem ser de plantas orgânicas - cultivadas sem uso de agrotóxicos). Os extratos são considerados naturais.
Mas ele possui outros ingredientes que não são os extratos.
Tudo que usamos possui química. Um extrato de planta, por exemplo o de camomila, possui inúmeras moléculas químicas diferentes nele (que muitas vezes nem sabemos o que são e se são boas ou ruins).
Diluir o shampoo não vai reduzir o número das moléculas, e sim apenas diluir em uma quantidade maior de água.
Diluir ou não vai do gosto de cada um. Mas os benefícios não são comprovados.
Aqui os ingredientes do seu shampoo:
Water, Xanthan gum, (Dehydroaceti acid and Benzoic acid and Benzyl alcohol), Decyl glucoside, Lauryl glucoside, Sodium cocoil glutamate, Citric acid, (Glycerin (and) Euterpe oleracea pulp powder (and) water), Chamomilla recutita extract, Bertholletia excelsa seed oil, (Glyecrin, Water, Artemísia umbelliformis extract, sodium), Sorbitol, Citrus medica limonum (lemon) peel oil, Lavandula intermedia, Cymbopogon schoenanthus oil, Cymbopogon nardus (Citronela) oil, Citrus aurantium dulcis (Orange) oil, Mentha arvensis leaf oil, Aniba rosaeodora oil, Pogostemon cablin (Patchouli) oil, Rosmarinus officinalis leaf oil, Cymbopogon citratus (Lemongrass) oil and Lippia Alba leaf oil (Hydrolate or Floral Waters).
Olá, Simony. Nesse post, tentei explicar que não existe necessidade de diluir o shampoo, já que a formulação dele foi feita para ser usado do jeito que é. O fundamental é encontrar o shampoo que melhor se adapta ao seu cabelo e suas necessidades. No seu caso, procure um shampoo anti-caspas que seja hidratante. E o mais importante pros cabelos ressecados é o condicionador. ;)
ReplyEspero ter ajudado!
Beijos
ConversionConversion EmoticonEmoticon