Primer e o The POREfessional

Quando pensei em falar sobre maquiagem aqui no blog, acabei começando a falar sobre as bases. Mas existe um produto que pode ser utilizando antes da base, o chamado primer.

O que é um primer?

Na maquiagem, primer é um produto que a gente passa antes de qualquer outro item de maquiagem. Existem primers de sombra, de base, de batom e até de máscara de cílios. Neste post, irei me ater aos primers de base, aqueles que são passados na pele do rosto.

Mas o que o primer de base faz?

O primer pode funcionar como um hidratante e/ou um  produto para diminuir a oleosidade da pele durante o dia ou até mesmo absorver o óleo, deixando a pele mais mate (sem brilho). Como eu falei, ele é aplicado antes da base e ajuda a fixar e aumentar a longevidade da maquiagem no rosto, pois cria uma camada entre a pele e a base, evitando o contato do óleo do rosto diretamente com a base. O primer contém em sua formulação dióxido de titânio e polímeros que modificam a reflexão da luz, fazendo com que a pele pareça mais opaca, criando assim a ilusão de poros reduzidos. Além disso, alguns contém silica e mica, dois minerais que ajudam na absorção do óleo, deixam a pele mais opaca e ainda auxiliam na proteção solar da pele.

Preciso usar o primer de base sempre na composição da minha maquiagem?

O primer não é um item obrigatório para compor a maquiagem do rosto. Normalmente, peles mais oleosas e com poros dilatados é preferível a utilização, pois o produto é capaz de segurar a oleosidade e não deixar a maquiagem do rosto "escorrer" depois de um tempo. Sempre que precisar de uma maquiagem que dure mais, é bom utilizar algum primer. Quem não curte passar maquiagem durante o dia-a-dia, dá pra passar apenas o primer com a intenção de melhorar o aspecto da pele de forma natural.

Primer, a evolução.

O primer de base surgiu na maquiagem há alguns anos, mas nos últimos tempos sofreu uma "mutação". Os desenvolvedores de cosméticos resolveram juntar em um produto só características das bases e dos primers. Desta maneira, os primers ganharam pigmentação, proteção solar maior, adição de antioxidantes, ingredientes emolientes, entre outros, surgindo então os BB creamsPara saber um pouco mais sobre BB creams veja o post que comparamos dois produtos.

Um primer famoso...

Um primer bem famoso é o the POREfessional da benefit. Como eu falei anteriormente, ele possui silicones e polímeros na sua composição e também mica, silica e dióxido de titânio, além disso, é livre de óleo (oil-free) e parabenos como conservantes. Possui todas as características que um primer deve conter, sendo capaz de deixar a pele sem brilho por mais tempo, disfarçando poros e pequenas linhas de expressão e também ajudar a fixar a maquiagem no rosto.

Ingredientes: Cyclopentasiloxane, Dimethicone, Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer, Isononyl Isononanoate, Silica, Dimethicone Crosspolymer, Isododecane, Phenoxyethanol, Polymethyl Methacrylate, Titanium Dioxide (CI 77891), Cyclohexasiloxane, Tocopheryl Acetate, Parfum, Mica, Iron Oxides (CI 77492), Limonene, Iron Oxides (CI 77491), Iron Oxides (CI 77499), Triethoxycaprylylsilane, BHT.

Nunca utilizei este primer, mas vejo sempre boas impressões dele, por isso, tenho vontade de testá-lo. Alguém já utilizou este primer? O que acham dele? Utilizam qual primer?

Beijos,
Camila
Previous
Next Post »