O tal do shampoo Bomba de Café

Navegando pela internet sempre encontramos coisas bizarras ou interessantes, essa semana fiquei sabendo de um tal de shampoo bomba de café. Vi alguns vídeos no YouTube sobre o produto caseiro e que promete crescer o cabelo mais rapidamente.

De acordo com esses YouTubers, o café tem a propriedade de esfoliar o couro cabeludo e estimular o crescimento do cabelo, propriedade obtida através da cafeína. Essas receitas populares sempre me chamam atenção, pelo fato das pessoas espalharem a receita sem nenhuma comprovação científica e sem cuidados especiais. Além disso, as pessoas adoram colocar explicações científicas no meio, que muitas vezes não são verdadeiras, como no caso do shampoo diluído em que já comentei aqui no blog.


Este shampoo bomba de café trata em misturar um shampoo convencional transparente (150 mL) e pó de café (aproximadamente 1 colher e meia) e deixar curtir (ou não) por um tempo.

A quantidade de café utilizada no bomba (apelidinho carinhoso para este shampoo) seria de aproximadamente 10 gramas, de acordo com as minhas conversões. E se em 100 gramas de pó de café podemos encontrar aproximadamente 3100 mg de cafeína, fazendo a regrinha de três, chegamos no valor de 310 mg de cafeína em 150 mL de shampoo (~ 0.2 %).

O que é importante salientar é que a cafeína é absorvida pelos folículos capilares e consegue atingir a corrente sanguínea, muito mais fácil que através da pele normal. Um estudo utilizou um shampoo contendo 1 g (1000 mg) em 100 mL de shampoo (1 %), e observou uma concentração de cafeína no sangue de 6,3 ng/mL após 5 minutos de utilização do shampoo, apresentando um pico de 20 ng/mL. Além disso, um "reservatório" de cafeína é formado no couro cabeludo no qual a substância é absorvida constantemente dentro de no mínimo 8 horas.

Lembrando que a ingestão de 1 xícara de café contendo 75 a 125 mg de cafeína resulta na concentração sanguínea de 1-2 µg/mL, o que dá um valor aproximadamente 100 vezes maior que a quantidade encontrada no sangue após utilizar o shampoo do estudo anterior.

Mesmo a quantidade absorvida pelo couro cabeludo ser 100 vezes menor que a quantidade da ingestão de uma xícara de café, para pessoas sensíveis a cafeína isto pode ser uma quantidade considerável. Principalmente levando em consideração variáveis como quantidade de shampoo que cada um utiliza na hora de lavar o cabelo, tempo de exposição do shampoo no couro cabeludo, concentração de cafeína na formulação, etc.

A receitinha caseira do bomba teoricamente possui menos cafeína que no shampoo utilizado no estudo (se seguir a quantidade de café que citei), mas por se tratar de receitas caseiras, as variações aqui são enormes de pessoa para pessoa, é igual fazer um bolo, você pode pegar uma receita aleatória, muito bem explicadinha, mas isso não descarta o risco de dar algum problema e seu bolo não sair como você esperava. Até a marca de café aqui pode dar variação.

Com relação as propriedades benéficas, estudos comprovaram a eficácia da cafeína no tratamento de queda de cabelo em pessoas com alopécia androgênica, por inibir uma enzima chamada fosfodiesterase, estimulando o metabolismo celular. Mas nestes estudos, as concentrações dos shampoos utilizadas foram de 0.001 a 0.005 % de cafeína. Além disso, a cafeína estaria diretamente ligada a melhora da microcirculação, disponibilizando mais nutrientes para o crescimento capilar.

Mais pesquisas ainda devem ser feitas para confirmar e estabelecer melhor a cafeína como produto para o cabelo. Lembrando que nestes estudos citados aqui, foram utilizados apenas a cafeína pura adicionada nos shampoos, e receitas caseiras utilizam o pó do café, o qual contém outras inúmeras substâncias sem conhecimento científico das suas propriedades no cabelo.



É sempre importante tomar cuidado com o que se encontra na internet, consulte um dermatologista caso esteja enfrentando problemas capilares, o tratamento depende da causa do seu problema. Deixe a sua opinião sobre o shampoo bomba de café aqui nos comentários! E se você achou muito técnico este post e um pouco difícil de entender, deixe o seu feedback!

Resumo

  • Cafeína estimula o crescimento capilar? Sim.
  • Posso usar o pó de café no meu cabelo? Nada cientificamente comprovado, já que os estudos feitos utilizaram cafeína pura em uma concentração específica.
  • Cafeína é absorvida pelo couro cabeludo? Sim e atinge a corrente sanguínea.

Leia mais sobre as propriedades da cafeína aqui (em inglês).


Cheer!


(Fotos: FreePic e Arquivo Pessoal)
Previous
Next Post »

3 comentários

Write comentários
Sandrinha V
AUTHOR
terça-feira, dezembro 08, 2015 delete

Adorei o texto, estava procurando exatamente isso. Sim usei o shampoo com pó de café e amei, meu cabelo cresceu mais q o normal, além de deixar ele mas encorpado. Só q sou loira e Tava deixando o cabelo amarelo. Pretendo mandar fazer um shampoo manipulado com cafeína e estava procurando qual concentração indicada já q eu não sabia qntas MG de cafeína tinha em cada colher de café. O texto me ajudou muito, bem explicado e de fácil entendimento.

Reply
avatar
Sandrinha V
AUTHOR
terça-feira, dezembro 08, 2015 delete

Adorei o texto, estava procurando exatamente isso. Sim usei o shampoo com pó de café e amei, meu cabelo cresceu mais q o normal, além de deixar ele mas encorpado. Só q sou loira e Tava deixando o cabelo amarelo. Pretendo mandar fazer um shampoo manipulado com cafeína e estava procurando qual concentração indicada já q eu não sabia qntas MG de cafeína tinha em cada colher de café. O texto me ajudou muito, bem explicado e de fácil entendimento.

Reply
avatar
segunda-feira, fevereiro 01, 2016 delete

Oi, Sandrinha. Ficou feliz que tenha gostado do post. Muito obrigada! :)

Reply
avatar