Melhorando o Foco

Estou lendo o livro Insight Out da Tina Seeling, professora da Universidade de Stanford, que fala sobre imaginação, criatividade, inovação e empreendedorismo, que formam o invention cycle ou, em bom português, o ciclo da invenção.

Um dos capítulos do livro que me chamou atenção foi um em que Tina fala sobre foco. Gostei bastante por me sentir exatamente como ela descreve no livro, com mil coisas pra fazer e sem conseguir terminar nenhuma das coisas direito.

Neste capítulo, ela explica como podemos melhorar o nosso foco, e dentro disso, resolvi tirar as dicas que já estamos acostumados a ouvir, não damos muita bola, mas que são super importantes.
  1. Tente focar em alguma atividade e marcar quanto tempo você consegue ficar naquela tarefa sem interrupção. Ideal começar com intervalos de 30 a 50 minutos, por exemplo.
  2. Delimite bem o que você quer realizar para cada atividade.
  3. Veja todas as atividades que você precisa fazer e analise quais delas você pode eliminar ou delegar a outras pessoas.
  4. Limpe a sua mesa de trabalho, organize-a e retire items que possam te distrair.
  5. Tire distrações de perto de você como celular, tablet, computador, etc.
Resolvi logo aplicar as dicas que ela deu no livro, por começar com a dica #4. Acordei no dia seguinte que li o capítulo e tratei logo de organizar minha mesa de trabalho. No laboratório, minha mesa até que é bem organizada. Mas em casa, sempre vou acumulando coisas desnecessária, ou por falta de ter onde guardar ou por "estar utilizando" naquele momento.



Este é o resultado após a minha arrumação, acho que ainda preciso melhorar e deixar mais clean, entretanto, já deu uma baita diferença de como estava antes. De quebra, estou tentando ficar mais organizada, pois acho que isso é fundamental em vários quesitos.

(modeletes: Summer e Amy)

O livro é super interessante, recomendo muito a leitura! Agora, só por em prática o resto. Se tiverem alguma outra dica para manter o foco, deixem aqui nos comentários, vamos trocar experiências.

Cheers!
Previous
Next Post »