4 Dicas para Melhorar a Escrita de Artigos em Inglês

Bom, estou começando o terceiro ano do doutorado aqui nos EUA e venho aprimorando a minha escrita com o tempo. E escrever em inglês é como escrever em português, requer prática.

Não adianta aprender a teoria e ficar sem praticar, escrever em inglês deve ser um processo contínuo. Engraçado que agora, a minha dificuldade está maior pra escrever em português do que em inglês, vire e mexe vejo erros acontecerem quando escrevo aqui no blog.

Pensando no meu aprimoramento, resolvi selecionar 4 coisas que me ajudaram a melhorar a minha escrita.

Ler
(Foto: foter.com)

Essa é a dica mais trivial, mas funciona muito. Isso porque o seu cérebro começa a reconhecer padrões de escrita e acostumar com as estruturas das frases e sentenças. Frases mal escritas começam a soar estranhas e isso ajuda na hora de escrever. Então, se você quer escrever melhor artigos em inglês, leia bastante artigos e revistas científicas como Nature e Science, por exemplo, além de livros de literatura, sites internacionais, etc.

Artigo para Brasileiros que querem escrever em Inglês

Este artigo foi criado por uma americana que trabalhou um tempo no Brasil (fazendo doutorado). Então, foi criado pensando nos brasileiros e nos erros mais comuns que cometemos. Neste caso, ela trata especialmente dos casos de escrita de artigos científicos, com suas devidas particularidades. Para acessar o artigo, clique aqui.

The Elements of Style por Strunk, William, Jr. e E. B. White

Este é um livro que foi indicação do meu orientador. Ele trata de alguns assuntos chave para escrever bem em inglês. O mais legal desse livro é que foi feito não pensando em explicar as regras para falantes de outras línguas, mas sim para os próprios americanos. Eles, assim como nós brasileiros, também têm dificuldade em escrever no próprio idioma. Então, este livro ajuda a melhorar o estilo de escrita na lingua inglesa usando como base grandes autores de livros. Este livro está disponível no Amazon Brasil, caso alguém tenha interesse em comprar. Aqui você pode ver uma palhinha da edição de 2015.

ACS - writing style and word usage

A ACS (American Chemistry Society) possui um guia de estilo para auxiliar vários aspectos que regem a arte dos artigos científicos, incluindo a escrita dos mesmos. A parte de escrita compõe um dos capítulos do livro guia de estilo, que pode ser encontrado aqui. Este capítulo relacionado à escrita é muito útil e contempla exemplos do que é certo e errado. Eu diria que ele seria o livro que citei anteriormente voltado especificamente para escrita de artigos. Vale a pena checar antes de começar a escrever o seu artigo científico.


E uma dica bonus aqui no final é: pratique. Nada adianta fazer todas essas coisas se não colocar em prática. Hoje em dia ainda cometo algumas falhas, mas é assim, temos que ir aperfeiçoando sempre. Espero que tenham gostado das dicas e possam usufruir delas.


Cheers!
Latest
Previous
Next Post »